Engenharia e marketing, um casamento perfeito

Dia 9 de setembro, quinta-feira, foi o dia de estrear com os futuros Engenheiros Automotivos da UFSC em Joinville (SC). Em torno de 20 alunos integram a equipe do Fórmula CEM, que representa a universidade na maior competição estudantil do mundo, a Fórmula SAE Brasil, um desafio que consiste em desenvolver um projeto de veículo do tipo fórmula. A equipe foi a minha procura por acreditar que Engenharia e marketing formam um casamento perfeito, bacana né?

Os alunos tiram de letra qualquer desafio “matemático” e fizeram milagres com tão poucos recursos obtidos nos últimos três anos que participaram da competição. “Imagina então se tivéssemos todo o recurso que as outras universidades utilizaram nos últimos campeonatos” disse o professor, doutor e coordenador do projeto, Modesto Hurtado Ferrer.  Foi neste cenário, apresentado pelo professor Modesto, que montei uma palestra de introdução ao marketing para esse grupo, pensando em como a unir engenharia e marketing poderia ser útil a eles e o que poderia ser impactante neste momento e a longo prazo também.

Busquei discutir a principal dor enfrentada pelas equipes de Universidades que participam de projetos especiais como esse: como obter recursos financeiros? As formas são inúmeras, mas pouco efetivas (quem aqui nunca vendeu uma rifa ou brigadeiro na hora do intervalo?). Para uma festa de fim de ano ou formatura, talvez ajude, mas para um projeto de tamanha dimensão e importância sabemos que sem um patrocínio de nada menos que R$ 50 mil não representa nada para esses futuros engenheiros (motor, suspensão, aços…tudo custa muito caro). A busca por patrocínio não é fácil e convencer o Diretor ou Gerente de Marketing é um trabalho que é necessário muita visão de negócio.

Adorei o convite de ser mentora de marketing dessa turma, poder colaborar com a equipe e estar entre esse pessoal super inteligente. Todos estiveram o tempo todo atentos, tomando nota, além de realizarem diversas perguntas pertinentes e construtivas, ficamos quase 3 horas conversando e evoluindo no assunto. É sempre uma oportunidade ensinar, afinal, é ensinando que se aprende.

Obrigada pela oportunidade Professor Modesto e Equipe Fórmula CEM UFSC!

 

1 thought on “Engenharia e marketing, um casamento perfeito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *