Saber perguntar é para poucas pessoas

Não é novidade para ninguém o quanto é importante saber ouvir. Mas, na correria do dia-a-dia, prestar atenção no outro e saber perguntar também não é tarefa fácil. Por isso, essa habilidade tem sido cada vez mais valorizada no mercado de trabalho.

Nesse contexto, a necessidade de mentoring (ou mentoria) também tem ganhado espaço dentro das organizações. Ser um mentor ou ter acesso a um mentor dentro da empresa proporciona uma grande oportunidade de crescimento para todos os envolvidos.

“Mentoring refere-se a uma orientação estruturada em que um profissional mais experiente (mentor) orienta um profissional menos experiente (mentorado) com o objetivo de provocarinsights sobre seu desenvolvimento”, explica Paulo Vieira de Campos, mestre em Psicologia da Educação na PUC-SP, autor do blog Mochileiro Corporativo, com o qual tive a oportunidade de realizar um curso de mentoring. “

Quando fiz esse treinamento, não fazia ideia do que que estaria por vir. Eu pensava: “Como alguém pode ensinar a saber ouvir, ter empatia e, por fim, orientar com clareza?”.

Já de início, fui surpreendida com um dos grandes focos da aula: Saber perguntar. Isso mesmo, saber ouvir é importante sim, mas quem aqui sabe fazer as perguntas certas?

O professor trouxe para o grupo uma dinâmica muito interessante que você pode fazer tranquilamente com sua equipe:

  1. Formam-se grupos de quatro a cinco pessoas.
  2. Cada pessoa anota em um bilhete uma dificuldade que tem tido em seu trabalho.
  3. Cada um lê em voz alta para o grupo a sua dificuldade.
  4. Para cada dificuldade, os participantes do grupo entregam uma pergunta por escrito para tentar ajudar/orientar a pessoa que levantou o obstáculo em questão.
  5. Cada um ficará com as perguntas de ajuda que recebeu dos colegas.
  6. Cada pessoa escolherá a pergunta/orientação que mais lhe ajudou a resolver seu problema.

O que resultou

Percebemos que a maioria das perguntas conduziam as respostas para um “sim” ou “não”, ou seja, eram quase todas perguntas fechadas. Em um exercício rápido e simples como esse, percebemos o quanto estamos condicionados a dar respostas prontas para as pessoas, ao invés de fazê-las refletir e encontrar suas próprias respostas e caminhos a serem tomados.

Quer aprender a fazer perguntas abertas? Em grande parte dos casos, elas iniciam com as seguintes palavras:

  • O que
  • Por que
  • Como
  • Quais
  • Descreva
  • Conte-me

No exercício, notamos que as perguntas escolhidas como as melhores pelos participantes eram do tipo abertas, ou seja, orientavam o sujeito de forma mais reflexiva e levavam o assunto para outras importantes discussões.

Então, quando estiver em uma situação em que você precise adotar habilidades de um mentor,evite começar perguntas com:

  • Quem
  • Qual
  • Você está
  • Você viu
  • Você fez
  • Você é

Seja em uma posição de mentor ou não, estamos sempre sendo solicitados por pessoas à nossa volta e, na maioria das vezes, não sabemos como agir ou o que dizer. Por isso, é importante ter autocontrole e pensar rápido. Saber perguntar fará toda diferença no seu dia-a-dia e na sua carreira profissional.

Saber perguntar e saber liderar

Paulo Campos, que ministrou esse curso de mentoring do qual participei, destaca a relação entre saber perguntar e saber liderar. Ele acredita que se você quer ser um líder melhor, precisa aprender a perguntar. Veja algumas dicas dadas por ele:

  • Para começar: saiba se apresentar

Paulo explica que, no seu trabalho, você se vende o tempo inteiro. “E o que importa não é o que você fala. É o que o outro entende na sua fala”, frisa. Ele aconselha que é importante ter um discurso pronto, em que você consiga dizer quem é você em apenas três minutos.

  • Empatia é apreciar a emoção do outro

O especialista destaca que, quem sabe fazer perguntas tem empatia,se coloca no lugar do outro. “É preciso ser um bom ouvinte. Mas, principalmente, é preciso saber fazer perguntas”, salienta.

  • O importante é a pergunta e não a resposta

Muitas pessoas fazem perguntas já pensando em receber determinadas respostas. O foco não deve ser esse, e sim o de fazer o outro refletir. “O objetivo é fazer com que as pessoas pensem. Quer desenvolver as pessoas? Faça perguntas abertas. Um bom mentor faz boas perguntas”, ressalta Paulo.

Agora que terminou de ler esse texto, quero saber: qual é a pergunta que você tem para mim?

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