25 anos de internet, um novo ciclo do comportamento humano

Em 2016, a internet completou 25 anos no mundo. Não há nada tão importante e com tanta presença em nossa vida do que a internet e é fácil concordar o quanto isso teve papel fundamental na história da tecnologia e da comunicação. Tudo mudou nesses últimos anos, desde o comportamento humano até a forma das empresas divulgarem seus produtos. Entenda essa construção na história e sabia quem mais aproveitou a era da internet.

Como era antes da internet?

Talvez você esteja lendo esse conteúdo e nem imagine que era possível um mundo sem a internet. Mas saiba que apenas no ano de 1.919 que foram transmitidas as primeiras emissões brasileiras de rádio! Portanto, há quase 100 anos atrás iniciou-se o uso da tecnologia de massa para facilitar a comunicação, pelo menos no Brasil. Então, por um bom período, no mundo do marketing tinha a primeira e única forma massiva de divulgar uma marca, produto ou ideia, que era com o uso de jingles, spots ou participações em programas de rádio. Este novo meio de comunicação teve diversos impactos positivos na sociedade e, no que diz respeito a novos negócios, surgiram muitas agências de Publicidade e Propaganda naquele período.

Apenas depois da Segunda Guerra Mundial, e após alguns testes, finalmente veio o mais desejado meio massivo de comunicação e, para as empresas, de divulgação: a televisão. O aparelho foi inaugurado em 1950 no Brasil. Com a presença da publicidade nesse meio, a televisão tornou-se uma das mídias mais influentes para o consumo daquele tempo, pois esse recurso uniu dois sentidos poderosos: visão e audição. Com as grandes marcas em busca de espaço nos canais televisivos, não sobrou alternativa para o restante do mercado. Principalmente para pequenas e médias empresas, restaram alternativas mais viáveis, tal como a comunicação nas ruas o que, com o tempo, causou a conhecida e tenebrosa poluição visual. O grande desafio que as empresas enfrentavam é que mesmo colocando tanta informação frente aos olhos do consumidor, ele poderia ignorar ou simplesmente procurar por outro caminho, por outro assunto ou outros afazeres, ao invés de prestar atenção ao conteúdo midiático exposto. Nesse período, havia apenas dois grandes meios de comunicação de massa o rádio e a televisão , e que demandavam um investimento alto para propagandas. Sendo assim, a possibilidade era delimitada apenas às grandes marcas, que possuíam budget para tal mídia. Tratando-se de apenas duas mídias tradicionais, a chance de uma marca ser vista ainda era grande, e, por isso, era um momento em que os empresários e agências apenas gozavam da oportunidade de gerar mais lucro e visibilidade.

As mudanças com o surgimento da Internet no Brasil

Apenas 15 anos depois do surgimento da TV no Brasil, começaram as primeiras aparições da internet no mundo. Mas somente em 1992 ela foi realmente permitida para todas as pessoas do Brasil. O mundo on-line foi uma porta aberta, principalmente para as pequenas empresas, que não tinham mais para onde correr anteriormente. O alcance, então, veio para qualquer tamanho de empresa (startups começaram a surgir com mais facilidade), desde que tivesse o conhecimento para saber como atingir seu público e passar sua mensagem com eficiência. A web tornou-se o novo ambiente midiático, mas, diferente da televisão e do rádio, dessa vez, o público participa de forma muita mais ativa e a tela à sua frente já não tem o mesmo significado que a tela televisiva.

O usuário da internet agora tem poder de fala e cada vez mais liberdade. Mais do que isso: o usuário é também um rosto e um nome dentro dessa caixa, na qual o sujeito não se vê mais como um ser indefeso e sem saída dentro de sua casa.

São milhões de sites no mundo e o acesso a tudo permite ao público o poder de dizer: eu existo. Por isso, cada vez mais exigente, o consumidor não se preocupa mais apenas com o preço ou funcionalidade do produto, o que mais importa hoje para ele é a experiência como um todo que o produto irá proporcionar. Lembre-se: na era da internet quem fala é o consumidor. Hoje tanto empresas como consumidores comemoram 25 anos de uma era que um dia parecia intangível, uma era que prova que se adaptar é preciso para garantir a sua sobrevivência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades.

Veja também

Marketing – além da ferramenta, a inovação

Foi por acreditar que o Marketing vai além de uma ferramenta, de uma área ou de uma ação isolada, que desenvolvi esse conceito de “Marketing Thinking”. Uma concepção de Marketing que não se baseia em ferramentas como o fim para seus problemas.

Leia mais +

Entre em Contato