O que é marketing conversacional?

O Marketing Conversacional chega juntamente com a era do Marketing 4.0, onde vivemos uma verdadeira revolução digital. Com a transformação do comportamento do consumidor e o surgimento de novas tecnologias, as interações sociais personalizadas são cada dia mais necessárias, a fim de atender esse novo jeito de se relacionar com os consumidores.

Por isso, o Marketing Conversacional tem ganhado cada vez mais destaque como uma forma mais humanizada de se relacionar com seu público. O objetivo dessa estratégia é tornar usuários em leads qualificados, permitindo, inclusive, que o processo de vendas seja menor e mais assertivo.

Então, para tirar todas as suas dúvidas, preparei um conteúdo bem didático para que você consiga entender e implementar essa estratégia na sua empresa. Um atendimento humanizado e personalizado resultará em uma relação de confiança e solidez entre a sua empresa e seu público. 

O que é Marketing Conversacional e alguns exemplos

Com o avanço da internet e a evolução do mobile, deixamos um pouco de lado as ligações convencionais e passamos a utilizar a ponta dos dedos para buscar informações, tirar dúvidas, bater papo, agendar consultas, solicitar orçamentos, comprar.

Dessa forma, a quantidade de usuários conectados diariamente é enorme, e nem sempre os sites conseguem atender de forma eficiente e rápida as demandas de visitantes, que estão em busca das mais diversas informações.

Para atender usuários cada vez mais ávidos e sem tempo, surgiram os assistentes virtuais programados, chamados de bots, para atender prontamente sempre que o consumidor precisar. 

Para explicar, ele é quase que um bate papo, que usamos em algumas redes sociais. A ideia é que essa ferramenta facilite a comunicação com seu público, pois, através da tecnologia, ele consegue identificar a necessidade do seu usuário e, assim, solucionar um possível problema com agilidade.

Hoje em dia, esse método de relacionamento tem sido adotado em corporações, que já entenderam que, ao passo que o comportamento do consumidor muda, o mercado também precisa se adaptar a um novo perfil, tendência e necessidade.

Vivemos em uma era em que a concorrência está tão alta, que os consumidores estão cada vez mais participativos e exigentes, por entender que o poder de comprar está nas mãos dele.

Nesse sentido, a experiência do cliente tornou-se um ponto muito decisivo de compra e fidelização.

Vantagens do Marketing Conversacional

  • Atendimento automatizado

A sociedade moderna é uma sociedade sem tempo. Dessa forma, as pessoas querem sim um atendimento personalizado e exclusivo, mas que seja rápido, muito rápido. Por esse motivo, o Marketing Conversacional, por meio dos bots aceleram esse atendimento, conseguindo identificar de forma instantânea os novos visitantes em uma página, garantindo que ele seja atendido de uma forma customizada.

  • Geração e nutrição de leads

A geração e nutrição de leads são um dos pontos principais do marketing digital. Entretanto, hoje em dia, muitas vezes é difícil conseguir essas informações, já que há muitos formulários por aí, não é mesmo?

Nesse sentido, os bots possuem maneiras muito eficientes e sutis de solicitar ao usuário seu e-mail, além de outras informações que serão utilizadas nas estratégias de marca. O mais interessante é que o usuário fornece as informações, sem a necessidade de um formulário, e ele nem percebe. 

  • Interação personalizada

No Marketing 4.0, a comunicação e interação com o cliente deve ser personalizada; já ouviu falar do Marketing One to One? 

Marketing One to One é aquele que a empresa valoriza cada um dos seus clientes, levando em conta suas preferências e necessidades. 

Então, é disso que estamos falando. No Marketing Conversacional, essas ferramentas conseguem tornar esses relacionamentos mais humanizados, pois os bots são programados para responder de uma maneira muito customizada com cada cliente, de uma forma muito natural também.  

Aliás, o mais legal é que esses recursos vão sendo aprimorados com as interações com o consumidor, ou seja, os bots aprendem nesse processo, a fim de oferecer uma comunicação mais assertiva possível. 

Durante as interações, são analisados vários pontos no sentido de atender as necessidades dos usuários, manter um contato mais próximo e ajudá-los a percorrer o funil de vendas. 

  • Identificar e prospectar leads qualificados

Além de manter um relacionamento mais próximo e humanizado, a intenção do Marketing Conversacional é identificar leads qualificados, ou seja, os usuários que já estão no fundo do funil, com maior possibilidade de fechar uma comprar. 

Dessa forma, a ferramenta consegue direcioná-lo à equipe de vendas, sabendo que o consumidor está propenso a decisão de fechar negócio. 

E esse é o grande diferencial do Marketing Conversacional, pois ele consegue entender a real necessidade do consumidor, sanar as dúvidas e direcioná-lo exatamente até a solução do problema. 

  • Aumento de produtividade

Além de todas essas vantagens, a utilização dos bots na sua estratégia de Marketing Digital contribuirá também para o aumento da produtividade da equipe de vendas; afinal, os vendedores trabalham de forma mais direcionada e dedicam esforços com o cliente que está realmente no momento de compra, apresentando exatamente o que o consumidor precisa, na hora que ele precisa, de acordo com a necessidade dele. 

Onde e como utilizar Marketing Conversacional?

Bom, se você está se perguntando como utilizar o Marketing Conversacional na sua empresa, saiba que muitos canais você já utiliza para o contato com os seus consumidores. 

  • Redes sociais

Além de ser um canal de divulgação da sua marca, produtos ou serviços, as redes sociais também devem ser utilizadas para o relacionamento com seus clientes; afinal, hoje em dia, elas são usadas por milhares de pessoas com os mais diversos perfis. O primeiro passo é saber em qual rede social o seu consumidor está e investir nesse canal. 

A grande vantagem dessa estratégia é que seus leads já estão acostumados com esse canal, com a linguagem e com os recursos existentes, facilitando ainda mais esse relacionamento. 

Se quer manter esse relacionamento mais humanizado nas redes sociais, os bots são as melhores opções, uma vez que podem estar disponíveis em qualquer hora do dia, atendendo aos mais diferentes perfis do seu público. 

  • Call centers

Além das redes sociais, essa técnica também já é usada em call centers mais modernos, que implantaram uma URA – Unidade de Resposta Audível -, que utiliza a inteligente para fazer atendimentos de maneira automatizada. 

O mais interessante desse recurso é que essas unidades conseguem entender os comandos de voz dos usuários direcionando-os para a solução do problema.  Os URA’s conseguem consular saldo, realizar processo, além de encaminhar o cliente para o atendimento humano, caso haja necessidade.

  • Websites e e-commerce

Nesses ambientes, é fundamental o uso de Marketing Conversacional, uma vez que esses locais são a fonte de informações sobre produtos e serviços, obtendo, assim, uma conversa muito mais produtiva.  

Vale lembrar que nesses locais, os bots são ainda mais importantes, pois se o cliente está interagindo no chat do e-commerce ou do site, por exemplo, ele provavelmente já está no fundo do funil. Portanto, é fundamental implantar a tecnologia nesses ambientes online e não perder nenhuma venda.

  • Aplicativos

Nada melhor do que os aplicativos para o Marketing Conversacional. Eles estão em alta, por facilitarem o envio de mensagens instantâneas que promover diálogos rápidos.  Mas, lembre: assim como em diversos canais, uma estratégia bem elaborada é essencial para o sucesso do relacionamento com seu cliente.

O que mais você quer saber sobre o tema? Comente aqui!

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