Qual o perfil mais procurado em um profissional de marketing de empresas tech?

O que marketing e tecnologia têm a ver? Mais do que você imagina. Na era do Marketing 4.0, ambas as áreas caminham cada vez mais próximas – afinal de contas, trata-se de um contexto em que os avanços tecnológicos estão no centro das relações humanas. Desta forma, não é nenhum absurdo dizer que o profissional de marketing precisa ter conhecimento neste campo para se posicionar bem no mercado. Quando falamos de empresas de tecnologia e inovação, esta necessidade é ainda maior.

Chamamos este profissional de Growth Hacker e, apesar de se tratar de um perfil muito visado neste tipo de empresa, trata-se de uma joia rara. Ou seja: é um diferencial importante para você se destacar no mercado. Quer saber mais? Explicarei a seguir tudo o que você precisa para adotar este mindset.

Como é o profissional de marketing Growth Hacking?

Ao ler o termo Growth Hacking, você provavelmente o associou àquele tipo de programador responsável por encontrar brechas em sistemas e explorá-las. Esta mentalidade não se limita à informática e tem tudo a ver com marketing. Quem percebeu isto foi o norte-americano Sean Ellis.

Desta forma, ele se tornou o primeiro growth hacker do mundo ao usar este mindset para promover o crescimento rápido de empresas. Como isso acontece? Ao utilizar habilidades técnicas e criatividade, este tipo de profissional aproveita brechas e testa novas ações para alavancar a operação. Segundo o próprio Ellis, Growth Hacking é o marketing orientado por experimentos.

Qual o perfil do Growth Hacker?

Quando falamos sobre growth hacking, é importante reafirmar o fato de se tratar uma mentalidade. Digo isso baseado em constatações feitas pelo próprio Ellis. Ao prestar consultoria, ele percebeu que a maioria das empresas abandonavam esta linha após o período e você já deve imaginar o resultado: estagnação ou crescimento lento.

Desta forma, você precisa ter em mente a importância de manter este mindset para atingir os resultados desejados. Quer saber quais as características do Growth Hacker? Falarei agora sobre elas:

  1. O Growth Hacker é analítico

O Growth Hacker é um profissional analítico por natureza e por que não dizer detalhista? Para encontrar as brechas e aproveitá-las, deve se ter os dados e métricas como principais aliados.

Trata-se de um perfil próximo a um detetive, afinal você investigará todas as evidências a fim de desvendar o caso. E como promover crescimento rápido sem olhar para o Analytics e entender o que aquelas informações estão dizendo?

  1. A criatividade é imprescindível ao growth

Outro ponto importante deste profissional é a criatividade para encontrar novas alternativas. Além de entender os resultados, existe uma necessidade de se pensar fora da caixa para criar soluções inovadoras.

O growth hacker está constantemente buscando maneiras diferentes de se destacar à concorrência e fidelizar o cliente – afinal, existe maneira mais eficiente de atingir resultados a curto prazo?

  1. O profissional tem fome de conhecimento

Continuando nossa lista, vale ressaltar a importância do Growth Hacker ser curioso e disposto a aprender. Este profissional sempre buscará novos conhecimentos a fim de conhecer o comportamento do cliente de maneira profunda.

Também é um perfil antenado com as novidades do mercado e não se limita a somente um campo. Além de entender sobre marketing, é válido possuir conhecimentos de tecnologia e até psicologia – sem contar outras áreas intelectuais específicas ao seu produto e público.

  1. Dinamismo é a palavra-chave do Growth Hacker

Para concluir, é importante ressaltar como o dinamismo dita o ritmo de um Growth Hacker. Por se tratar de uma pessoa focada na realização de experimentos, é importante se adaptar aos resultados para definir o plano de ação.

Lembra de como falei sobre ser um mindset focado em promover crescimento rápido? Para isso, você precisa ser dinâmico para realizar eventuais mudanças no menor tempo possível.

Quais os próximos passos para me tornar o profissional de marketing mais procurado por empresas tech?

Como eu disse anteriormente, estas características são muito visadas no mercado e é importante que você as possua. E não acaba por aqui! É importante pesquisar sobre as melhores ferramentas para o Growth Hacker e estudar bons exemplos e estratégias para se aperfeiçoar ainda mais – afinal de contas, trata-se de um pré-requisito para fazê-lo com competência. 

O que você quer saber mais sobre esse perfil? Pergunte aqui.

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